Ao renovar o seguro do automóvel o segurado irá pagar menos do que no ano anterior?

Ao renovar o seguro do automóvel o segurado irá pagar menos do que no ano anterior?

01 Jul, 2019

Ao renovar o seguro do automóvel o segurado irá pagar menos do que no ano anterior? Talvez. Como é possível haver uma redução de preço considerando o aumento do custo da maioria das prestações de serviço no país e a inflação? Certamente o chamado bônus ou desconto por boa experiência.

Quando renovamos nossos seguros de automóveis é concedido um desconto, que aumenta ano a ano, se não houver sinistro ou pagamento de indenização. Mas se houve sinistro, o desconto obtido no ano passado será reduzido. Outro fator a ser considerado é o perfil de risco. Se o segurado casou no último ano, é possível que sua taxa de risco fique menor. Um questionário de avaliação de risco é preenchido todos os anos e o preço costuma ser maior para os solteiros.

Mas além da avaliação do risco individual do cliente e da sua experiência como segurado, o preço também leva em conta o universo de todos os riscos de seguro automóvel que está sendo administrado pela seguradora.

E neste sentido, o preço depende de duas variáveis: a frequência dos acidentes e a severidade dos prejuízos ocorridos. A frequência refere-se ao número de ocorrências ou acidentes dentro do universo segurado e é medida ao longo de um período. A severidade corresponde ao montante das indenizações que foram feitas.

Portanto, além de existir uma competição entre as seguradoras, o que é natural em todos os mercados, o preço dos seguros depende não só de aspectos relacionados com o risco individual de cada veículo, região e motorista, como também de aspectos relacionados com os resultados de todos os seguros contratados.